Igreja Batista Regular em Diadema - IBARD

ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA
O QUE O ADVENTISMO DO SÉTIMO DIA ENSINA ?

 

Tradução: Pr. Élcio Correia

 

Afirmações

 

1. A Bíblia é inspirada e é a Palavra de Deus.

2. Trinitariana: O Pai, Filho e Espírito Santo todos são um Deus em três pessoas.

3. Jesus é Deus e tem sempre existido com o Pai.

4. O Espírito Santo é uma pessoa.

5. O sacrifício de Jesus foi vicário.

6. A salvação é pela graça, não obras.

7. Jesus ressuscitou dos mortos fisicamente em seu corpo glorificado.

8. Jesus ascendeu corporalmente ao céu.

9. O batismo é por imersão.

10. O retorno de Jesus, literal e visível.

11. Jesus irá retornar para estabelecer o reino milenar. Eles são pré-milenistas.

12. A criação de seis dias literais, não em longos períodos.

 

Negações

 

1. Nega a doutrina da predestinação.

2. Nega o batismo por aspersão.

3. Nega o batismo infantil.

4. Nega a imortalidade da alma.

5. Nega a eternidade do inferno de fogo.

6. Nega qualquer uso de álcool (como bebida) ou tabaco.

 

Aberrações

 

1. Nossos pecados serão finalmente colocados sobre Satanás.1

2. Jesus é o arcanjo Miguel.

3. A adoração deve ser feita no Sábado (O Shabbath).

4. Em 22 de Outubro de 1844 Jesus entrou na segunda e última fase de Sua obra expiatória.

5. Juízo investigativo- O destino de todas as pessoas será baseado sobre este evento no futuro.

6. Os mortos não existem mais – sono da alma.

7. Os ímpios serão aniquilados.

8. Ellen G. White, a “fundadora” do Adventismo do Sétimo Dia, foi uma mensageira de Deus capacitada com o espírito da profecia.

9. Há um santuário no céu onde Jesus opera sua obra mediatória.



1 White, Ellen. O grande conflito, p. 422, 485

 
A História da Igreja Adventista do Sétimo Dia

 

Por Matt Slick

Tradução Pr. Élcio Correia

 

O moderno Adventismo do Sétimo Dia traça suas origens desde os primórdios de 1800 com o Sr. William Miller (1782-1849) de Low Hampton, Nova York.

O Sr. Miller foi convertido do deísmo ao Cristianismo em 1816 e se tornou um Batista. Ele era um leitor ávido, dedicado à Palavra de Deus e visava reconciliar as aparentes dificuldades bíblicas levantadas pelos deístas. Ele dependia grandemente do uso da concordância de Cruden em seus estudos e desenvolveu um foco sobre o retorno iminente de Jesus. Ele começou a pregar aos cinqüenta anos.

O tempo era adequado. A América estava em polvorosa com discussões sobre o retorno de Cristo. Como resultado, milhares (chamados de Milleritas) aceitaram sua idéia de que Jesus poderia retornar entre 1843 e 1844. Ele chegou a esta data baseado em um estudo de Daniel 8:14 que diz: “... Ele me disse: Até duas mil e trezentas e manhãs e o santuário será purificado...”. Ele interpretou as 2300 tardes e manhãs como sendo anos e iniciou uma contagem a partir de 457 a. C. quando foi dada a ordem para a reconstrução de Jerusalém (Dn. 9:24-25) 1. Quando suas predições iniciais falharam, ele ajustou seus achados e concluiu que Jesus retornaria em 21 de Março de 1844 e mais tarde mudou para 22 de Outubro de 1844. Quando estas datas também falharam, Miller parou de promover suas idéias sobre o retorno de Jesus e os “Milleritas” se esfacelaram.

Na manhã seguinte ao “grande desapontamento” de 22 de Outubro de 1844, o Sr. Hiram Edson afirmou ter tido uma visão. Ele disse que vira Jesus ao lado do altar do céu e concluiu que Miller estava certo sobre o tempo mas errado quanto ao lugar. Em outras palavras, o retorno de Jesus não foi para a terra e sim para o santuário celestial como supostamente dito em Hebreus 8:1-2.

O Sr. Joseph Bates (1792-1872), um capitão marítimo aposentado e convertido ao “Millerismo”, começou a promover a idéia de Jesus se dirigindo ao santuário celestial. Ele publicou um panfleto que influenciou grandemente James (1821-1881) e Ellen White (1827-1915). Estas três personagens constituíram a força motriz do movimento da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

Diversos registros afirmam que Ellen G. White (182701915) tinha visões desde a infância. E assim o foi logo após o grande desapontamento. A senhora White declarou ter tido uma visão de um caminho estreito onde um anjo estava guiando os Adventistas. Visões subseqüentes resultaram em interpretações dos três anjos em Apocalipse 14:6-11 como sendo 1843-1844 a hora do juízo de Deus, a queda da Babilônia. Isto resultou em que os adventistas deixaram várias Igrejas e começaram a fazer admoestações contra a adoração no Domingo.

 

  • 1849 – Primeiro Documento, A Verdade Presente, foi impresso em Middletown. Conn.
  • 1850 - Primeira edição do Second Advent Review (Revista do Segundo Advento) e Sabbath Herald (Arauto do Sábado), impresso em Paris, Maine.
  • 1863 Primeira Conferência Geral e formação da Igreja Adventista do Sétimo Dia em 21 de Maio de 1863.
  • 1871 - Primeira Faculdade iniciada que se tornou a Universidade Andrews.
  • 1871 - J. N. Andrews foi enviado à Suíça como missionário.
  • 1885 - A obra missionária começou na Austrália.
  • 1915 - Ellen G. White morre em 16 de Julho em Santa Helena, CA.
  • 1941 – É inaugurado o Seminário Teológico em Takoma Park.
  • 1942 - A rádio voz da profecia começa a transmitir de costa a costa.
  • 1950 - Começa o programa de TV Fé para hoje.
  • 1955 – A membresia da IASD chega a um milhão.
  • 1986 - A membresia da IASD chega a cinco milhões.2

 

Hoje a IASD é muito evangelística em seus esforços missionários mundiais, provê numerosas publicações e muitas frentes educacionais. Ela afirma ter cerca de 8 milhões de membros no mundo inteiro e têm crescido rapidamente com seus esforços através da educação, TV, rádio e publicações. 3 Infelizmente esta Igreja de grande potencial se desvirtuou do evangelho simples de Cristo adicionando ítens para o caminho da salvação e acrescentando doutrinas espúrias como serão vistos nos demais artigos.

www.carm.org

1 Martin, Walter. Kingdom of the cults, Minneapolis: Bethany House Publishers, 1977.

2 Mayer, F.E. Grupos religiosos na América, 4 ed. St. Louis: Concórdia Publishing House, 1961, p.439.

3 Jordam, Anne Devereaux, Os Adventistas do Sétimo Dia; Uma História, Nova York: Hippocrene Books, 1988.

 


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